A escolha de um país para fazer intercâmbio envolve muitas variantes, partindo dos custos, clima, possibilidade de trabalho, sotaque do idioma e muito mais. Importante lembrar que a escolha de onde fazer intercâmbio é o primeiro passo. Todas as outras providências são tomadas a partir desse ponto. Se você está com dúvidas entre o intercâmbio no Canadá ou Estados Unidos, entenda aqui as diferenças!
Clima
O Canadá é reconhecidamente a terra dos esportes de inverno. Entretanto, também possui regiões de clima ameno na maior parte do ano. As quatro estações são bem definidas, então, é possível planejar a época mais adequada para fazer o intercâmbio, caso o aluno não deseje enfrentar o frio rigoroso.
Os Estados Unidos possuem climas bem variados entre suas regiões, inclusive durante o inverno. Há lugares ao norte onde caem nevascas, enquanto cidades ao sul não chegam a enfrentar temperaturas negativas. Porém, essas mesmas cidades podem receber ondas de calor torturantes durante o verão. Mais uma vez, o estudante precisa escolher qual o clima que pretende para sua rotina.
Custo de vida
O custo de vida no Canadá normalmente é inferior ao dos Estados Unidos. Nos Estados Unidos o custo de vida é visivelmente mais alto, mas dependendo dos objetivos do estudante, vale a pena arcar. As melhores universidades do mundo – Harvard, Yale, Columbia e o MIT (Massachusetts Institute of Technology) – se encontram em território americano.
Vistos de estudante
Nos Estados Unidos as regras com relação ao visto são bem mais rígidas do que no Canadá. Porém, a burocracia é a mesma, com a exigência de inúmeros documentos, comprovantes de estadia e valores mínimos em conta corrente ou poupança, para validação da capacidade financeira e manutenção de despesas durante a permanência no país.
Possibilidade de trabalho durante o intercâmbio
Nos Estados Unidos existem diversos tipos de vistos de estudantes, mas a maioria dos estudantes recebe o F-1, que vale para quem quer aprender inglês. Nesse caso, o aluno pode trabalhar legalmente na instituição que lhe concedeu o visto, (e somente nela) part-time.
No Canadá é permitido ao intercambista trabalhar enquanto estuda, porém, o trabalho não é permitido para estudantes de cursos de idiomas, apenas para os de cursos de nível superior, Colleges e Universidades, entre outros programas. O curso deve ter caráter profissional, como cursos nas áreas de Administração, Marketing, Turismo, Design, Tecnologia da Informação, entre outros.
Idioma e os sotaques
Como o Canadá é um país multicultural, se for da vontade do intercambista, é possível aprender inglês e também francês. Ambos os idiomas são oficiais no país.
Já nos Estados Unidos, o inglês possui diversos sotaques, que variam de acordo com a região escolhida para o aprendizado.
Avalie seus objetivos de aprendizado e crescimento, as opções oferecidas por cada país e faça sua escolha com o auxílio da Click Intercâmbios Entre em contato conosco!