CASA DE FAMÍLIA
O termo “casa de família” não deve ser encarado como uma família no exterior, ou seja, pessoas que irão cuidar do estudante, buscá-lo no aeroporto, lavar a sua roupa, etc. Os donos das “casas de família” são pessoas remuneradas para receber estudantes internacionais, muitas vezes como uma fonte de renda para a casa. Portanto, eles não serão substituídos dos pais no exterior e não necessariamente irão conviver com o estudante. Caso o estudante opte por hospedagem em casa de família hospedeira, este declara estar ciente e concorda expressamente que a estrutura da família pode ser formada de diferentes maneiras (casal com ou sem filho, casal de idade avançada, casal jovem, mulher com ou sem filhos, solteira, divorciada ou viúva, casal formado por dois homens e casal formado por duas mulheres), bem como, a sua classe social pode vir a ser diferente da sua no Brasil, não oferecendo as mesmas facilidades (empregada doméstica, internet, lavanderia, dentre outras). A família poderá ter descendência em outras nacionalidades que não a do país destino. As famílias muitas vezes hospedam mais de um estudante internacional na sua casa, mas sempre respeitando a sua opção de acomodação, sendo quarto individual ou duplo. As famílias geralmente estão localizadas fora do centro podendo ficar até 60 minutos distante da escola.
ALOJAMENTO OU RESIDÊNCIA ESTUDANTIL
As residências estudantis constituem-se em apartamentos ou casas compartilhadas por estudantes. São residências principalmente habitadas (mas não somente) por estudantes de diversos países (portanto, com diferentes culturas) que estão fazendo intercâmbio. Em caso de hospedagem em alojamento / residência estudantil o mesmo pode ou não ser de propriedade da escola. Na opção por quarto compartilhado (duplo, triplo ou quádruplo), haverá “giro” de estudantes desconhecidos compartilhando o mesmo.
APARTAMENTOS COMPARTILHADOS E PRIVADOS
Essa opção de acomodação é oferecida por algumas escolas e é voltada para estudantes mais independentes.
Os apartamentos compartilhados são bem parecidos com as residências estudantil. O estudante poderá escolher o tipo de quarto (individual ou compartilhado), e irá compartilhar outros cômodos como cozinha, sala e banheiro. Para aqueles que fazem questão de privacidade, algumas escolas oferecem opção de um apartamento privativo, ou seja, você não terá que dividir com outro estudante
CAMPUS UNIVERSITÁRIO
A acomodação dentro do campus universitário garante independência e a comodidade de estar perto da escola. O estudante também tem a oportunidade de vivenciar o ambiente universitário, de interagir com estudantes locais e usufruir de toda infraestrutura do campus que inclui instalações esportivas, refeitório, sala de computador e bibliotecas. Geralmente esse tipo de acomodação fornece pensão completa, com refeições na universidade. Os quartos e banheiros são compartilhados.
HOTEL
Excelente opção para estudantes mais exigentes e que preferem um conforto maior e também mais privacidade, sem se preocupar em limpeza e arrumação. Algumas escolas oferecem essa opção. Os hotéis geralmente ficam próximos a escola.